segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Remake(Como Fazer)

Indice de Aulas


[AULA-1] Introdução ao RPG Maker 2000
[AULA-2] Criando o primeiro jogo com o RM 2k9 Ultimate.



Sobre as Aulas
Começo agora uma série de aulas/tutoriais sobre o RPG Maker 2000 e suas funções.
Na aula de hoje veremos uma introdução para quem está chegando ao mundo da criação de games, não entende muitas coisas e está afim de aprender um pouco sobre as diversas engines.

Porque não o 2003? Bom, na verdade até um certo ponto das aulas a maioria das coisas poderá ser aplicada no 2003, mas em alguns momentos, como quando explicarei algumas coisas do Destiny, o 2003 não será suportado. Além do que toda a exemplificação e explicação será dada com base no 2000.



O RPG Maker 2000
O RPG Maker 2000 foi a primeira engine voltada para a criação de jogos para PC que ficou "pop" aqui no brasil, e em alguns outros países. Muitos tiveram a primeira experiencia com criação de jogos com essa engine. Ela é simples de usar e com algum empenho proporciona a criação de jogos muito bem feitos. Se você tiver os gráficos certos pode até fazer jogos ao melhor estilo SNES.



Utilitários
O RPG Maker 2000 infelizmente foi ficando meio "obsoleto" em alguns aspectos se comparado aos irmãos mais novos (XP e VX), porém alguns programadores conseguiram modificar de alguma forma o original para abrir novas opções e funções a ele.

Nas aulas futuras irei falar sobre dois deles, talvez os mais importantes, mas com certeza muito utéis.
São eles:

Destiny Patch - Por BananenJoe
Permite usar a Destiny DLL que possibilita quebrar diversas barreiras dos eventos.

RPG Maker 2009 Ultimate - Por Cherry
É um patch que "atualiza" o visual da criação dentro do maker. As linhas antes pretas e brancas, miúdas e dificeis de ler agora teêm cor e uma ótima visualização, basicamente o XP ou VX, com a vantagem que você pode modificar várias coisas facilmente.

Mas deixemos de lado essa parte, por agora.



Porque o RM 2000?
Não tem um "porquê" para se usar uma engine, ela deve satisfazer suas expectativas. Se você quer criar jogos com alto design e gráficos muito trabalhados, o XP é mais recomendado. Isso vai de maker para maker, não existe a "engine certa", existe a que melhor se adapta a suas necessidades.

Eu gosto do 2000 pelo simples motivo dele ser nostalgico e criar jogos que pareçam com os bons clássicos.
Além do que essa engine tem um estilo gráfico que ao meu ver é muito mais interessante que, por exemplo, os do VX. O 2000 também tem uma gama maior de gráficos e recursos encontrados na internet, afinal, ele está ai a mais tempo, isso facilita em muita coisa.

Enfim, não importa o motivo, e sim como é usado.



Jogos em RM 2000
Aqui alguns bons jogos:

Legion Saga III - Por Kamau
Jogo gringo feito pelo maker Kamau. É simplesmente um clássico dos jogos em rpg maker. Sistemas muito bem feitos e uma ótima história, rendeu inspiração a muitos criadores. Os dois anteriores também são recomendados, embora um pouco menos bem feitos.

Rygar e os Soldados do Rei - Por JPA
Jogo brasileiro. Clássico da comédia e do gênero "tosco". O jogo fez tanto sucesso que foi distribuido junto com outros jogos de rpg maker em uma revista famosa (Digerati), mesmo sem a autorização do autor. Eles usaram o nome de Phygar e os Soldados do Rei só para não ter de pedir autorização. Quem nunca jogou não sabe o que está perdendo. Inclua as continuações Rygar contra o império do mal e Rygar e o reino perdido, esse ultimo foi criado no (2k3).

Bom, esses foram os que eu mais joguei e que ainda lembro. Se tiverem outros, manda que eu adiciono.




Questão "Evential"
O RM 2000 tem um total de 90 comandos padrões dentro de seus eventos (3 páginas de 30).
Leva um tempo para pegar o jeito da maioria (alguns menos usados), mas com bastante treino você decora onde cada coisa fica e como usa-la. Entre as mais usadas estão: Váriaveis, Switches, Forks (condições) e Labels.




Ta, onde eu baixo?
Pode encontrar aqui na MRM, o que eu recomendo.
RPG Maker 2000 e RPG Maker 2003




Dúvidas Frequentes
Muita gente mal começa a mexer com a engine e já cria tópicos com dúvidas já respondidas e algumas até com a resolução fixada. Antes de tudo leia este tópico:

[F.A.Q] Várias Perguntas do Fórum Aqui! - Por Utiru

Se ainda assim tiver alguma dúvida, ai sim crie um tópico na área de Suporte para 2000/2003.



Finalizando
Essa foi apenas a aula introdutória, logo mais pretendo postar uma aula por semana explicando vários aspectos do 2000 e suas "extensões". Não espere apenas ter que ler, pretendo colocar alguns muitos exercicios!

A próxima aula será:
Criando o primeiro jogo com o RM 2k9 Ultimate.

Irei falar sobre como utilizar o RPG Maker 2009 Ultimate criado pelo Cherry, algumas de suas funções e ensinarei a fazer um jogo simples.

Se acha que faltou algum conteúdo ou afins, poste aqui que eu coloco.

Nos vemos por ai,

Até
Indice de Aulas


[AULA-1] Introdução ao RPG Maker 2000
[AULA-2] Criando o primeiro jogo com o RM 2k9 Ultimate.



Instalando o RM 2009 Ultimate
Primeiramente vá ao tópico do Cherry (LINK) e baixe o 2k9U.
No tópico o próprio criador fala sobre as funcionalidades e de como usar o "patch".



[Video-Aula] Abrindo um projeto de 2k no 2k9U

Fiz uma video-aula mostrando como abrir um projeto de 2k no 2k9U.
Mostro também algumas das funções do 2k9, e o COLOR THEME EDITOR, que é muito útil pra quem quer deixar a "área de trabalho" dos eventos bem personalizada.
(clique para mostrar/esconder)



Conceito de Jogo
Jogo é um espaço, no nosso caso virtual, onde o jogador tem um ou mais objetivos para serem alcançados e tem algumas "pedras" no seu caminho, desafios, o que torna o jogo realmente um jogo.

É necessário que seu jogo tenha no minimo um Objetivo e um Desafio.
Se eu tiver apenas desafios sem objetivos o jogo se torna algo interminavel e o jogador não tem motivo para continuar jogando, até ai é possivel ter um pseudo-jogo, mas ainda não é um jogo.

Se eu tiver apenas objetivos sem desafios eu não tenho um jogo, apenas algo pra se fazer mas sem meios de se conseguir isso, ou então até conseguiria, mas de uma forma que não se encaixa no conceito de jogo.

Pode ser qualquer objetivo e qualquer desafio, desde que estes tenham sentido em relação ao jogo que está sendo criado.


Chega de papo! Criando o primeiro jogo com o 2k9U.

(clique para mostrar/esconder)


Download do Jogo

RPG Maker 2000 - AULA 2 - por Voadora - 4Shared



Ainda não entendeu nada ou tem alguma dúvida?

Simples, poste aqui. Terei a maior boa vontade de ajuda-lo, desde que explique sua dúvida claramente.
E relembro, estude os eventos do jogo, está tudo comentadinho lá.


Finalizando

Na aula de hoje você aprendeu como usar o 2k9U e a criar um jogo simples.

A próxima aula será:
O uso prático de váriaveis.

Irei explicar funções básicas das váriaveis e como aplicar elas em seus sistemas/jogos.

Se acha que faltou algum conteúdo ou afins, poste aqui que eu coloco.

Nos vemos por ai,

Até

Para ver links e videos vizualize as fonte(s)
[Aula/1]
http://www.mundorpgmaker.com/forum/index.php?PHPSESSID=b1e4dd2f3aa2f6ca8c8d367a49966a7a&topic=65000
[Aula/2]
http://www.mundorpgmaker.com/forum/index.php?PHPSESSID=b1e4dd2f3aa2f6ca8c8d367a49966a7a&topic=68112.0

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